Estado do Rio Atrações

    Monumento aos Pracinhas, Região Metropolitana

  Av. Infante Dom Henrique s/nº - Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
”O Monumento aos Mortos da Segunda Grande Guerra Mundial, também conhecido como Monumento aos Pracinhas, localiza-se no Aterro do Flamengo, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O monumento foi inaugurado em 1960 para abrigar os restos mortais dos soldados brasileiros mortos na Segunda Guerra que, até então, estavam depositados no cemitério de Pistóia, na Itália. Como pode ser visto neste vídeo, o conjunto é integrado por três obras de arte: uma escultura de metal homenageando a Força Aérea Brasileira. Outra de granito, homenageando os soldados das três armas e um painel de azulejo em homenagem aos mortos no mar. Detalhe: a plataforma que se eleva a 31 metros de altura empregou, pela primeira vez no Brasil, o concreto aparente.”
    Fundação Oscar Niemeyer, Região Metropolitana
  Rua Conde Lages, 25 - Glória - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/4mrAFwrCREs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
A Fundação Oscar Niemeyer é um centro de informação e pesquisa voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, urbanismo, design e artes plásticas, e para a valorização e preservação da memória e do patrimônio arquitetônico moderno do país.
Sediada no Rio de Janeiro e no Espaço Oscar Niemeyer em Brasília, a Fundação Oscar Niemeyer é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública pelo Governo Federal e pelos governos do Distrito Federal e do estado da cidade do Rio de Janeiro.
Não deixe de visitar a Casa das Canoas, no bairro de São Conrado, considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo notoriamente reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte como síntese apuradíssima e premonitória da arquitetura moderna de livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas, justamente a partir de então.
    Instituto Casa de Cultura Rio, Região Metropolitana
  Rua Visconde de Ouro Preto, 58 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ
          
O Instituto Casa de Cultura Rio (ICCRIO) foi fundado em 1988, sendo a escola pioneira do Método Suzuki de ensino musical no Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, Suray Soren, diretora artística do Instituto, vem ensinando violino a crianças e adolescentes por este revolucionário método japonês. O ICCRIO oferece cursos de violino, cello, piano, baby class, musicalização, prática de orquestra e também mantém o projeto social "Com a Corda Toda",que beneficia hoje crianças e adolescentes de várias comunidades situadas no Rio e Grande Rio.
    Praia de Jurujuba, Região Metropolitana
   - Niterói, RJ            
<iframe id='palyer4' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/paUsV9lnCXg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer4'>
Suas águas são escuras e calmas. A colônia de pescadores ali tem sua sede. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro dos Pescadores, realizada anualmente em 29 de Junho. Além da Igreja de São Pedro dos Pescadores, na orla há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares.
    Barra Bowling, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
          
O Barra Bowling conta hoje com 20 modernas pistas de boliche, elaborada nos moldes dos boliches internacionais e, possui uma equipe de jovens treinada para oferecer os melhores serviços. Oferece tênis especiais, próprios para as pistas em regime de aluguel. Completam e complexo; bar e restaurante. http://www.barrabowling.com.br/
    Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Rua das Marrecas, 25 sala 1001 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer6' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/F_qgi30tJJk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
Fundada em 1978 pelo Maestro Florentino Dias, a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro é reconhecida como de utilidade pública, sem fins lucrativos, e está cadastrada no Ministério da Cultura, o que permite aos seus patrocinadores e doadores beneficiarem-se com deduções no Imposto de Renda através da Lei Rouanet, além do retorno institucional ao afinarem-se com a harmonia e o belo.
Desde sua criação vem realizando várias séries de concertos, como: concertos "Classe A", no Teatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Golden Room, Garden Hall e outros locais. Como foi criada nos moldes das grandes orquestras européias e norte-americanas, não tem vínculo com o Governo. Sua administração compõe-se de uma Diretoria, uma quadro de Patronesses e Patronos, e um Conselho Deliberativo do qual fazem parte pessoas da mais alta expressão cultural da nossa sociedade, e compõe-se de 70 músicos profissionais.
    Rio Water Planet, Região Metropolitana
  Estrada dos Bandeirantes, 24.000 - Vargem Grande - Rio de Janeiro, RJ             
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aEN43eQspds" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
Instalado em área de 400.000 m2, cercada por florestas e aos pés do Maciço da Pedra Branca, o parque que já é o maior do gênero na América Latina virou clube. Entre as 35 atrações do complexo aquático, que incluem a praia artificial, os toboáguas, o rio lento e uma vasta área infantil, merecem destaques, a corredeira de 500 m de extensão, o space bowl com o formato de um gigantesco funil onde o visitante tem a nítida sensação de estar em um twister de emoção e lógico a imensa piscina de ondas que é o palco de várias produções de novelas e mini series da TV.
    Conservatório Brasileiro de Música, Região Metropolitana
  Av. Graça Aranha, 57 12º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário é uma Instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino e a pesquisa em música. Com 72 anos de existência, tem se destacado por ser uma escola em que todas as tendências musicais convivem, divulgando a música e a sua importância na vida das pessoas e na cultura do país. Instituição pioneira na criação do primeiro curso de graduação em Musicoterapia no Brasil assim como na criação de mestrados em Educação Musical, Musicologia e Etnomusicologia.
    Elos Clube, Região Metropolitana
  Rua Alcindo Guanabara, 17/601 - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O Elos Clube, é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, congregando intelectuais, profissionais autônomos, artistas e produtores de arte, servidores públicos, empresários e não empresários, etc., etc. Foi fundado em 1959, na Cidade de São Vicente, Estado de São Paulo, pelo saudoso médico Eduardo Dias Coelho.
Tem por objetivo: divulgar e propagar a língua portuguesa, os valores lusófonos em todos os países e Continentes onde se fala a língua-mater. No Brasil, defender e propagar os valores luso-brasileiros e lutar pela uniformização da língua portuguesa, respeitados as peculiaridades de cada país, quanto aos dialetos ou fonogenias que a tornam, por isto mesmo, tão rica.
    Jardim Botânico, Região Metropolitana
  R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/MV-hRHBKDMM" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade e é integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e um de seus Postos Avançados. Considerado um santuário ecológico, o Jardim Botânico é um dos dez mais importantes do gênero no mundo. Além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.
    Paço Imperial, Região Metropolitana
  Praça 15 de novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/axei5HnyyP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
    Centro de Artes Hélio Oiticica, Região Metropolitana
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
    Escola Portátil de Música, Região Metropolitana
  Av. Pasteur, 436 - Fundos - Urca - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/tv331EBaIW0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
Aberta a todos os interessados, com resultados de amplo alcance social, comprometida com a disseminação de uma das maiores riquezas da cultura brasileira, a Escola Portátil de Música é patrocinada pela Petrobras, como projeto convidado. Graças ao patrocínio, as aulas são gratuitas, cabendo aos alunos apenas o pagamento de uma taxa semestral administrativa.
Criada por músicos de choro em 2000, a Escola Portátil de Música vem, desde então, protagonizando uma história de crescimento e sucesso. Hoje, no campus da Uni-Rio na Urca, a EPM dispõe de 23 professores e cerca de 600 alunos de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, acordeom e canto, sem falar das aulas de história do choro, teoria musical, harmonia, arranjo, composição, prática de conjunto etc. A formação musical oferecida pela Escola Portátil de Música é completa (teórica e prática), dando ao aluno formado a possibilidade de trabalhar dentro de qualquer estilo musical, não apenas do choro.
Consulte o site da EPM para maiores informações
    Cidade das Artes, Região Metropolitana
  Av. das Américas, 5300  - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ            
A Cidade das Artes é um complexo cultural localizado na cidade do Rio de Janeiro. O prédio escultural erguido a dez metros do chão, no coração da Barra da Tijuca, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Aqui, música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos, têm acolhida de excelência que transformou o lugar em um grande centro de valorização da cultura, com solo fértil para a formação de plateia. A ideia de converter em Cidade das Artes o projeto original surgiu de uma conversa entre o Prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Cidade das Artes e ex-Secretário Municipal de Cultura, Emílio Kalil. Inaugurado parcialmente no final da administração anterior, o complexo de salas de espetáculos ganhou vida nova com a decisão de ampliar e modernizar seu campo de atuação para atender a todas as classes artísticas e sociais da cidade, e não apenas a área da música.
    Outeiro da Glória, Região Metropolitana
  Praça Nossa Senhora da Glória, 135/204 - Glória - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gIy8mOjwFdE?si=kqklQtP7tT0R5-Cs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Considerada uma joia da arquitetura setecentista, a Igreja Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro é um dos maiores patrimônios da arquitetura colonial religiosa brasileira. Construída no centro do adro, é formada por dois octógonos irregulares, alongados e interligados, antecedidos pela base quadrada da torre sineira, cujo pé lhe serve de pórtico. Os trabalhos ornamentais em talha estão no altar-mor, altares da nave, tribunas e coro, e representam a transição entre o final do estilo rococó e o neoclássico. Sua autoria é atribuída ao Mestre Valentim de Almeida, expoente da azulejaria joanina , e formam um dos conjuntos mais importantes do Brasil. A devoção a Nossa Senhora da Glória surgiu no início do século XVII, alguns anos após a fundação da cidade, quando no ano de 1608, um certo Ayres colocou uma pequena imagem da Virgem numa gruta natural existente no morro.
    Instituto Ciência Hoje, Região Metropolitana
  Av. Venceslau Brás, 71 casa 27 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ           
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo.
Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física.
O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena.
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.