Estado do Rio Attractions

    Centro Cultural Banco do Brasil, Região Metropolitana

  R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ             
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo. O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.
    Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho, Região Metropolitana
  Praia do Flamengo, 158 - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer2' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zwAo3qi_8Fs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer2'>
O Castelinho do Flamengo, também conhecido como Castelinho das Bruxas e Castelinho do Flamengo, patrimônio histórico tombado da cidade, construção residencial do Comendador Joaquim da Silva Cardoso e sua esposa Dona Carolina.Castelinho no início do Século XX, foi projetado em 1916 pelo arquiteto italiano Gino Copede e sua construção terminou em 1918.
O Centro Cultural municipal foi criado em 1992. O nome escolhido buscou homenagear o dramaturgo carioca Oduvaldo Vianna Filho, carinhosamente chamado pelos amigos de Vianinha, falecido precocemente em 1974.
A programação do espaço privilegia a palavra e inclui exposições de poesia visual, oficinas de literatura, filosofia e artes, cursos, debates, seminários e mostras especiais de filmes em vídeo.
O Castelinho disponibiliza ainda uma midiateca com cerca de 750 títulos em seu acervo e acesso gratuito à internet. Tem um auditório com capacidade para 40 lugares, 3 pequenas galerias para exposições e 3 salas para debates e oficinas.
    Forte São Luiz ou Forte do Pico, Região Metropolitana
  Alameda Marechal Pessoal Leal, 265 - Jurujuba - Niterói, RJ            
A 230 metros de altura, no morro do Pico, com entrada pelo Forte Barão do Rio Branco, estão plantadas as ruínas do conjunto arquitetônico que, no século XVIII, abrigou as fortificações do Pico ou São Luiz.
    Conservatório Brasileiro de Música, Região Metropolitana
  Av. Graça Aranha, 57 12º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ           
O Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário é uma Instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino e a pesquisa em música. Com 72 anos de existência, tem se destacado por ser uma escola em que todas as tendências musicais convivem, divulgando a música e a sua importância na vida das pessoas e na cultura do país. Instituição pioneira na criação do primeiro curso de graduação em Musicoterapia no Brasil assim como na criação de mestrados em Educação Musical, Musicologia e Etnomusicologia.
    Palácio da Cultura Gustavo Capanema, Região Metropolitana
  Rua da Imprensa, 19 - Castelo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer5' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KKzU05TMAGg?si=JtlzUjUo2pYBI0vy" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe id='palyer5'>
Primeiro prédio modernista do Rio de Janeiro, formado por um bloco de 14 andares, o Ministério da Educação e Saúde, projeto inspirado por Le Corbisier, passou a ser conhecido como o prédio do MEC, hoje Palácio da Cultura Gustavo Capanema, uma homenagem ao então Ministro da Pasta do Governa Vargas que ordenou sua construção. Inaugurado em 1945, congregou os melhores representantes da nova geração de arquitetos, pintores e escultores, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, responsável pelos painés e os azulejos decorativos do prédio, Bruno Giorgi e Roberto Burle Marx, responsável pelo aspecto paisagístico. Na edificação são elementos de detaque, o prédio solto no centro do quarteirão com as pessoas cruzando-o diagonalmente, o pilotis de dupla altura, o átrio de paredes de travertino, a escada helicoidal, a estatuária acrescentada ao passeio e as fachadas compostas de vidro e de brise-soleil, dispositivo regulável para entrada do sol.
    Aterro do Flamengo, Região Metropolitana
  Centro, Glória e Flamengo - Flamengo - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer6' title="Aterro do Flamengo - YouTube video player" width="250" height="190" src="https://www.youtube.com/embed/c2xTBZttrzA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer6'>
O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade. A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.
Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações. Com o aval do governador, de então, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis para materializar o projeto: o paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.
    Sítio Roberto Burle Marx, Região Metropolitana
  *Estrada Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer7' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zAew8RhR5oE" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer7'>
O Sítio do famoso paisagista abriga cerca de 3500 espécimes de plantas originárias de florestas brasileiras e de outros países, numa área de 360.000 metros quadrados. A coleção é considerada uma das mais importantes do mundo no que se refere a plantas tropicais e semi-tropicais, possuindo o título de patrimônio cultural brasileiro desde 1985. Cursos e encontros são regularmente promovidos e estudantes universitários são orientados por professores de Biologia/Botânica. Fazem parte do Conselho Consultivo do Sítio muitos dos melhores botânicos e paisagistas brasileiros que ajudam a instituição com os seus conhecimentos. O Sítio não é aberto ao público para passeios livres. É obrigatória a prévia marcação da visita que se realiza orientada por monitores.
    Liceu Literário Português, Região Metropolitana
  Rua Senador Dantas, 118 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer8' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/uSOhW-DtlsU" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer8'>
O Liceu Literário Português fundado em 10 de setembro de 1868, Instituição Filantrópica de Ensino Gratuito, adquiriu um terreno no Largo da Carioca onde em 1929 edificou sua sede - Rua Senador Dantas nº 118 – Centro, um arranha-céu em estilo gótico manuelino, decorado internamente com silhares de azulejos historiados e lindos vitrais, prédio projetado pelo arquiteto Raul Penna Firme. O Liceu Literário Português – honra e orgulho dos portugueses no Brasil – é um dos melhores estabelecimentos de ensino entre os congêneres neste país. Representa o esforço, a dedicação e o trabalho de abnegados portugueses beneméritos, em prol da instrução do povo. Ali, naquela casa, não há seleção para a matrícula; a quem bate às suas portas não se pergunta que idade tem, qual a cor, onde nasceu, nem se tem fortuna. Uma única coisa se indaga: que quer aprender
    Centro de Artes Hélio Oiticica, Região Metropolitana
  Rua Luís de Camões, 68 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer9' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RCEC8Rn8N8U" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer9'>
Helio Oiticica (1937-1980) foi um dos mais criativos artistas plásticos brasileiros. A síntese de sua obra são seus belos "Parangolés" (1964): capas, estandartes ou bandeiras coloridas de algodão ou náilon com poemas em tinta sobre o tecido a serem vestidas ou carregadas pelo ator/espectador, que passa a perceber seu corpo transformado em dança. Quase uma poesia, pois a obra de arte só se revela quando alguém a manuseia, a movimenta.
    Jardim Botânico, Região Metropolitana
  R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer10' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/MV-hRHBKDMM" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer10'>
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade e é integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e um de seus Postos Avançados. Considerado um santuário ecológico, o Jardim Botânico é um dos dez mais importantes do gênero no mundo. Além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.
    Parque das Ruínas, Região Metropolitana
  Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer11' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/acBy8uk2SW4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer11'>
Um belíssimo mirante que deixa o Rio de Janeiro aos seus pés. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio – desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. Logo abaixo estão os Arcos da Lapa. Aberto ao público, o Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, garantindo conforto a shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Nas áreas ao ar livre se destacam concorridos shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana. Com três andares, a casa chama atenção também por sua arquitetura e estilo - tijolos aparentes combinados harmoniosamente com estruturas metálicas e de vidro.
    Boulevard Olímpico Parque Madureira, Região Metropolitana
  Rua Parque Madureira, s/n - Madureira - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer12' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/54XEpsEZW_Q" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer12'>
No Boulevard Olímpico do Parque Madureira é um live site dos Jogos Olímpicos, onde a população pode curtir os Jogos Rio 2016 com muitos shows, atividades esportivas e culturais, além de acompanhar a transmissão oficial dos jogos por meio de um telão, instalado em cima do palco.
    Paço Imperial, Região Metropolitana
  Praça 15 de novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer13' width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/axei5HnyyP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe id='palyer13'>
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
    Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Metropolitana
  Av. República do Chile, 245 - Centro - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer14' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/H1Ex3SAAMo8" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer14'>
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, ou como é mais conhecida Catedra Metropolitana, teve sua pedra fundamental abençoada e lançada por Dom Jaime de Barros Câmara, a 20 de janeiro de 1964. Em 1972, o Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales, já pôde celebrar a Missa de Natal na nova Igreja. Aos 2 dias do mês de julho de 1980, Sua Santidade o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, presidiu solene cerimônia com os bispos do CELAM, que comemorava Jubileu de Prata. E, no dia 4 de outubro de 1997, Sua Santidade presidiu solene Missa celebrada por mais de 500 bispos do mundo inteiro. A Catedra. tem 75 metros de altura externa e 64 metros de latura interna, 106 metros de diâmetro externo e 96 metros interno, com capacidade para abrigar 20.00 pessoas em pé ou 5.000 sentadas. A exemplo de todas as igrejas católicas, também a Catedral do Rio de Janeiro tem como símbo máximo a Cruz.
    Casas Casadas, Região Metropolitana
  Rua das Laranjeiras, 307 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ
           
<iframe id='palyer15' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/XT3x7OdYU_Q" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer15'>
Patrimônio tombado, é uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade, um exemplar único de residência multifamiliar, análogo aos edifícios residenciais atuais. Em uma edificação anexa às Casas Casadas está instalado o Espaço Carioca, com café, bar, livraria, loja de CDs e um pequeno palco para lançamentos musicais, de DVDs e de livros.
    Lagoa Rodrigo de Freitas, Região Metropolitana
  Av. Epitácio Pessoa e Av. Borges de Medeiros - Lagoa - Rio de Janeiro, RJ            
<iframe id='palyer16' width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Dep2RHJftgQ" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe id='palyer16'>
Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que, nos domingos e feriados,
    Radical Parque Búzios, Região dos Lagos
   - Centro - Búzios, RJ           
Kart, paintball, kids off road.